Paraty, o charmoso centro histórico coladinho em SP

Paraty é um município situado no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.

O Centro Histórico de Paraty lembra os anos de 1820, e é considerado pela UNESCO “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do País”. Isso porque, quando foram construídas as moradias, a regulamentação era obrigatória por lei.

Caminhar pelo Centro Histórico é só uma das viagens que um turista faz em Paraty (RJ). Não é tarefa fácil circular a pé por suas ruas em formato de canal, com calçamento de pedras irregular e esquinas desencontradas.

Em qualquer época do ano, Paraty estará mais charmosa e aprazível fora de feriadões e de férias escolares. A cidade é especialmente mágica em dias de semana, quando a densidade demográfica de visitantes é pequena, e você fica mais à vontade para zanzar pelo centro histórico e descobrir seus segredos.

A cidade atrai turistas em grande quantidade em julho, durante a Flip, sua festa literária já tradicional, mas durante todo o ano muita gente conhece e se apaixona por Paraty.

Paraty ganhou importância no cenário histórico nacional especialmente devido aos grandes engenhos de cana-de-açúcar e por ser entreposto comercial para escoamento do ouro que vinha das Minas Gerais. Entre as construções com valor histórico, cultural e arquitetônico estão o Porto de Paraty; a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios; a Igreja de Santa Rita e antiga cadeia; Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Igreja de Nossa Senhora das Dores; a Casa da Cultura;entre outros.

 

A cachaça

Entre roupas, doces, bolsas e mil tipos de artesanatos, essas lojas vendem as tradicionais cachaças da região, fabricadas nos alambiques da cidade. Pra quem gosta, dá pra experimentar vários tipos, inclusive a Gabriela, que é feita com melaço da cana, cravo e canela. Uma delícia!

A cidade oferece aos visitantes um rico turismo histórico, sempre permeado por belezas naturais.

 

Comentar via Facebook

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *