Holambra, a cidade das flores em São Paulo

A pequena e charmosa Holambra se consolida como capital nacional das flores.

Colonizada pelos holandeses, a pacata Holambra é famosa pelas flores. A região produz o equivalente a 40% da produção do país.

Em Holambra

O nome Holambra une as palavras Holanda, América e Brasil. Fundada em 1991, fica dentro da região de Campinas e recebe milhares de turistas especialmente no mês de setembro, quando acontece a famosa Expoflora, a maior exposição de flores ornamentais da América Latina.

As heranças dos colonizadores são encontradas ainda na gastronomia. Nos restaurantes, os pratos chegam às mesas repletos de delícias como salsichão e kassler acompanhados por repolho roxo e purês de batata e de maçã. Guarde lugar para as sobremesas, que têm como destaque as massas folhadas com frutas, canela e amêndoas.

No Moinho Povos Unidos, um dos símbolos da cidade. A obra de 38,5 metros foi construída pelo arquiteto holandês Jan Heidra, que já fez 400 destes ao redor do mundo.

No Moinho dos povos unidos

Sua história começa na década de 1940, com a chegada das primeiras famílias holandesas após a grande devastação causada pela 2ª Guerra Mundial. A primeira tentativa de se inserir na economia local foi com a criação de gado, em especial a raça holandesa, que não se adaptou ao novo clima e terreno. Desde então, a Organização dos Lavradores e Horticultores Católicos da Holanda (KNBTB) organizou o processo de desenvolvimento da cidade – que, naquela naquela época, não passava de uma grande fazenda. 

Uma cidade muito fofa que da para conhecer com um “bate e volta” para passar o dia.

Comentar via Facebook

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *