Praia da Feiticeira – Ilha Bela – SP

Se mergulhar não é sua praia, fotografe a vista do mirante e siga para uma praia de verdade: a Praia da Feiticeira.

Na praia da feiticeira

Procurada pelos kitesurfistas, a praia da Feiticeira oferece sombra de coqueiros e piscinas naturais.

Quase deserta, a bela praia da Feiticeira não tem quiosques e restaurantes, e sim uma faixa de 250 metros de areia fofa e deliciosa, ideal para estender a canga e admirar o casarão neocolonial chiquérrimo do canto sul e o seu píer privativo.

A Praia da Feiticeira é uma das mais famosas de Ilhabela, querida especialmente por quem vem em busca de tranquilidade em família. Com 250 metros de areia grossa, a praia de tombo abriga em seu canto esquerdo um antigo casarão em estilo colonial, antiga sede da Fazenda São Mathias e seu engenho de cana-de-açúcar. É procurada por quem deseja sossego. Duas cachoeiras desaguam entre a praia e a costeira ao sul.

O acesso é justamente pelo casarão, passando por uma cachoeira artificial que deságua na praia. O mar calmo e claro também é propício para os praticantes de mergulho de flutuação. A ponta direita abriga um luxuoso condomínio, e a ausência de bares, quiosques e outros tipos de comércio contribuem para o sossego do lugar.

 

A Praia da Feiticeira tem esse nome porque, segundo a lenda, uma antiga proprietária da fazenda fez fortuna com piratas contrabandistas e com comandantes de navios negreiros que, após 1850, com a proibição do tráfico de escravos africanos, utilizavam a Ilha como ponto preferido de entrada de escravos ilegais no Brasil. Um dia, envelhecida e temendo ser saqueada, ela teria entrado na floresta e enterrado um tesouro com auxílio de seus escravos. Para evitar que revelassem o segredo, teria matado a todos e voltado sozinha da mata. Chamada de feiticeira pelos pescadores locais, teria finalmente enlouquecido e desaparecido, deixando para trás o mistério de seu tesouro enterrado.

Localização: A cerca de 6 km da balsa no sentido Sul, e 11,5 km da Vila (Centro Histórico). Fica entre as praias do Portinho e Julião. A entrada é indicada por uma placa na estrada, em frente ao Posto Policial.

Comentar via Facebook

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *