Praia de Copacabana e Praia de Ipanema – Rio de Janeiro – Brasil

Praia de Copacabana

Com cerca de três quilômetros, movimentada dia e noite, a praia considerada mais famosa do Brasil tem quiosques e larga faixa de areia repleta de redes de vôlei e futevôlei. O público é variado, reunindo turistas estrangeiros, cariocas de bairros diversos, crianças, jovens e idosos.

copacabana 4

Foto em Copacabana com Pão Açucar de fundo

O trânsito é intenso também na ciclovia. A orla além de ciclovia oferece bicicletário, postos de salvamento com chuveiros, bares e restaurantes frequentados tanto de dia como à noite. Na larga faixa de areia é comum encontrar praticantes de vôlei e futebol.

Eu nao cheguei a precisar usar os banheiros, mas minha amiga usou e aparentemente o banheiro estava bom para uso. De fato pelo menos é bem melhor que banheiro quimico e que sujar o mar.

copacabana 3

Praia de Copacabana

No fim da praia, próximo ao Forte de Copacabana, fica a estátua em bronze do escritor Carlos Drummond de Andrade. Na obra, o mineiro que era apaixonado pelo Rio e por Copa, está sentado em um banco. No verão, é comum haver fila para tirar fotos ao lado do escritor. (SERIO, forma uma fila enooorme). Além disso, essa estatua como vocês podem ver na foto, possui originalmente oculos, mas de tanto ter seus oculos roubados, a prefeitura tem a deixado sem os oculos =/

estatua-carlos-drummond-de-andrade

Foto da estatua de Carlos Drummond de Andrade retirada do site Dia do Poeta

 

Uma das maneiras de conhecer a praia, é correndo pelo calçadão, durante o dia o sol é bem forte e por isso precisa ter preparo para fazer essa caminhada. Mas a noite, isto se torna bem gostoso e agradavel. Você pode caminhar sentindo a brisa do mar e de quebra entre um quiosque e outro ouvir uma musiquinha ao vivo.

O mar da da praia de Copacabana normalmente é gelado – em compensação, as águas cristalinas ainda resistem à cidade. Eu dei sorte e desta vez a água não estava tão gelada. Para ser bem sincera, com a temperatura quente fora do mar, entrar na água estava bem refrescante.

copacabana 1

Praia de Copacabana – nesta foto da pra ver como o mar estava calmo

 

Desta última vez que fui ao Rio fiquei hospedada em um apartamento no bairro de Copacabana a duas quadras da praia. Alugamos pelo airbnb e foi super tranquilo. O bairro é bom, tem mercado, lanchonete, estacionamento e claro você estará na praia mais famosa. Mas fique atento, não é porque está em um bairro nobre que deve vacilar e se descuidar. Rio é sempre Rio.

copacabana 2

Praia de Copacabana

Um dos hotéis mais conhecidos da orla de uma das praias mais famosas do mundo, o Copacabana Palace, mantém sua fachada em imponente estilo clássico desde a sua fundação, em 1923. Este hotel é conhecido por hospedar muitos famosos e também por sediar vários eventos.

copacabana-palace

Foto do Hotel Copacabana Palace (retirada da internet)

Copacabana também é cenário de concorridos shows e eventos esportivos ao longo do ano. O local é conhecido mundialmente por sua tradicional queima de fogos, realizada no Réveillon. (Já contada no post do link http://www.peaceoutblog.com/2016/01/11/o-reveillon-no-rio-de-janeiro/)

 

 

Praia de Ipanema

A praia de Ipanema, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, entre o Arpoador e o Jardim de Alah, é uma das praias mais famosas do país e uma das mais movimentadas da cidade. Com cerca de 2 km de extensão, algumas áreas da praia tem ondas e correntezas fortes, podendo ser usada para a prática de esportes.

Da praia é possível ter a incrível vista do Morro dos Dois Irmãos.

ipanema 1

Foto na Praia de Ipanema

Movimentação é o que não falta, ele é a alma do carioca que contagia qualquer visitante. Ipanema costuma ser bastante frequentada tanto por turistas, quanto moradores da região; o posto 9 é considerado o principal ponto de encontro para os jovens e também visitado por artistas e celebridades.

Os preços praticados nessa praia são similares aos de Copacabana, que fica próxima do lugar. Experimente o antigo biscoito Globo (média R$ 3), de polvilho, que virou patrimônio dos cariocas.

Além do público GLS, que se encontra em frente à Rua Farme de Amoedo, a juventude dourada bate ponto na altura da Joana Angélica e os modernos

Ao longo de sua história, a beleza e o encanto da praia de Ipanema serviram como inspiração para poetas, escritores e compositores. Entre as inspirações estão algumas das músicas mais conhecidas do mundo, desde Garota de Ipanema, um dos maiores clássicos da Bossa Nova do compositor Vinícius de Moraes.

Em dezembro de 2014, o bairro ganhou uma estátua do cantor e compositor Tom Jobim.

ipanema 2

Foto com a estatua de Tom Jobim na praia de Ipanema

Próxima ao Arpoador, a obra retrata o músico jovem, caminhando com um violão nas costas. Ao fundo, o belo mar de Ipanema. A escultura leva a assinatura da artista Christina Motta, que também é autora da famosa estátua de Brigitte Bardot na orla de Búzios.

 

Para finalizar, no fim da tarde, vá até o Arpoador, que fica no extremo da praia, e aprecie o lindo pôr do sol. Batendo palmas e agradescendo por mais um dia vivido : )

arpoador5

Pôr do sol do Arpoador (imagem retirada da internet)

Comentar via Facebook

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *